Friday 18 March 2011

HIM | 31037 | TEMÁTICA 1 – O NASCIMENTO DA EUROPA - Ponto 2 [3/3]

Ponto 2- A "Idade Média Central"
C. Objectivos de aprendizagem

Depois de ter estudado este capítulo, o aluno deverá estar apto a:

Sub-ponto 2.1.1.

1. Retraçar os factores próximos que levaram à constituição do Sacro Império Romanogermânico.
2. Discutir as inferências derivadas de um poder imperial que é conferido por um poder sagrado.
3. Caracterizar o ambiente que levou à necessidade de uma reacção como a que a reforma gregoriana consubstanciou.
4. Explicar em que consistiu a reforma gregoriana e porque afectava o tópico das relações entre o poder imperial e pontifício.
5. Descrever o contributo dos diferentes papas para a construção do primado de Roma.
6. Explicar as diversas fases da luta entre o poder pontifício e imperial na tentativa de se controlarem mutuamente.
7. Explicar a influência que a Cúria pontifícia e os papas dos séculos XII e XIII tiveram no desenvolvimento da cultura jurídica que servia os intentos dos dois poderes em causa.
8. Determinar o papel do Direito Canónico nesse processo.
9. Caracterizar as fontes de direito canónico e sua relevância na questão.
10.Reconhecer a importância das épocas, personalidades e episódios de Frederico Barba Roxa e de Frederico II no avolumar e consolidar das posições de ambos os lados.

Sub-ponto 2.1.2.

1. Reconstituir os acontecimentos políticos relacionados com a criação e crescimento dos reinos Inglês e Francês, do século XI ao XII.
2. Explicar os meandros dinásticos e linhagísticos que determinaram tantas e tão profundas intromissões dos reis de Inglaterra no território dos Franceses e vice-versa.
3. Definir Common Law, ou Lei Comum, explicando a sua origem.
4. Identificar a querela entre Henrique II e Thomas Beckett.
5. Contextualizar o aparecimento dos diplomas conhecidos como Constituições de Clarendon (1166) e Magna Carta (1215).
6. Caracterizar “Estado como território institucional”.
7. Descrever os momentos e aspectos mais marcantes dos reinados de Filipe Augusto, Luís VIII e Luís IX.
8. Comparar a importância da realeza santa com a de um estado burocratizado e administrativo na prossecução do ideal de uma monarquia centralizada e eficiente.
9. Identificar os elementos inovadores no governo de Filipe Augusto e explicar porque e como foram cruciais nos posteriores desenvolvimentos.
10.Descrever as estruturas burocráticas ao serviço dos órgãos centrais de governo dos reis franceses e ingleses desta época responsáveis pelo cognome que lhes foi atribuído de “monarquias administrativas”.

Ponto 2.2

1. Explicar a estrutura dos núcleos aldeães e da casa camponesa dos séculos XI a XIII
2. Discutir as causas para a melhoria das condições de exploração agrícola e aumento demográfico.
3. Relacionar os progressos técnicos e novas rotinas de trabalho dos campos com o aumento demográfico e a produção agrícola em muito melhores condições.
4. Explicar as duas formas pelas quais se deu a expansão da área arável e agricultável.
5. Identificar as estratégias de promoção de fixação em novos núcleos populacionais utilizadas no Ocidente Europeu.
6. Explicar como o crescimento acentuado da produtividade dos campos, do número de núcleos populacionais e da economia monetária, acompanhando o movimento de aumento demográfico pode originar uma crise como a de 1175-1225.
7. Caracterizar o mapa da rede urbana medieval neste período.
8. Definir “comuna”.
9. Caracterizar o governo das cidades deste período e as oligarquias urbanas.
10.Identificar o papel das guildas no seio da própria estruturação social nas cidades.
11.Descrever o papel desempenhado pelas feiras e mercados em geral e as da Champagne em particular, no desenvolvimento e consolidação, quer de uma nova rede urbana, quer do renascimento dos mercados de produtos manufacturados por todo o Ocidente.
12.Explicar as origens e os progressos da banca e do crédito nesta fase e seu papel no progresso da economia monetária.
13. Identificar as rotas comerciais mais intensas.