Friday 18 March 2011

HPM | 31051 | 1ª Parte - 1096-1325 - TEMA 1

As estruturas de organização sócio-política do reino: os senhorios

B. Competências específicas:

Os estudantes devem adquirir/desenvolver as capacidades de:
  1. caracterizar, em termos geográficos e demográficos, a área nuclear de implantação do regime senhorial;
  2. relacionar os pólos físicos de dominação do território (castelos, solares, cidades e mosteiros) com o sistema de comunicações e o relevo do Entre Douro e Minho;
  3. estabelecer correspondência entre a densidade populacional das zonas situadas no interior do Entre Douro e Minho e os níveis de poder dos senhores que as dominavam;
  4. identificar os mecanismos de expansão do regime senhorial para fora do Entre Douro e Minho;
  5. reconhecer as bases da superioridade social dos nobres e matizá-las de acordo com as várias categorias de senhores;
  6. definir os conceitos de cavaleiro, infanção e rico-homem à luz de textos jurídicos do séc. XIII;
  7. enunciar a evolução que conheceu a relação de dependência entre a nobreza e o rei, à luz do estabelecimento de hierarquias no interior desse grupo;
  8. explicitar a forma como os bispos e os monges desempenharam a função de instrumentos de senhorialização;
  9. estabelecer a função das estratégias matrimoniais e sucessórias na preservação de grupos no interior da nobreza;
  10. avaliar a função dos laços da vassalidade no fortalecimento de solidariedades e estruturação no grupo dos senhores;
  11. discutir a evolução dos valores que sustentam a ideologia nobiliárquica;
  12. caracterizar as diversas categorias de dependentes e o estatuto e funções de que gozavam no âmbito do sistema senhorial;
  13. discriminar os referentes da solidariedade campesina, no âmbito do sistema senhorial.

Recurso de aprendizagem específico (texto historiográfico)
José Mattoso, “A sociedade feudal e senhorial”, in A Monarquia Feudal (1096-1480)..., pp. 165- 203.

Recursos de Aprendizagem específicos (Documentos no recurso 3)