B. Competências específicas:
Os estudantes devem adquirir/desenvolver as capacidades de:
- caracterizar, em termos geográficos e demográficos, a área nuclear de implantação do regime senhorial;
- relacionar os pólos físicos de dominação do território (castelos, solares, cidades e mosteiros) com o sistema de comunicações e o relevo do Entre Douro e Minho;
- estabelecer correspondência entre a densidade populacional das zonas situadas no interior do Entre Douro e Minho e os níveis de poder dos senhores que as dominavam;
- identificar os mecanismos de expansão do regime senhorial para fora do Entre Douro e Minho;
- reconhecer as bases da superioridade social dos nobres e matizá-las de acordo com as várias categorias de senhores;
- definir os conceitos de cavaleiro, infanção e rico-homem à luz de textos jurídicos do séc. XIII;
- enunciar a evolução que conheceu a relação de dependência entre a nobreza e o rei, à luz do estabelecimento de hierarquias no interior desse grupo;
- explicitar a forma como os bispos e os monges desempenharam a função de instrumentos de senhorialização;
- estabelecer a função das estratégias matrimoniais e sucessórias na preservação de grupos no interior da nobreza;
- avaliar a função dos laços da vassalidade no fortalecimento de solidariedades e estruturação no grupo dos senhores;
- discutir a evolução dos valores que sustentam a ideologia nobiliárquica;
- caracterizar as diversas categorias de dependentes e o estatuto e funções de que gozavam no âmbito do sistema senhorial;
- discriminar os referentes da solidariedade campesina, no âmbito do sistema senhorial.
Recurso de aprendizagem específico (texto historiográfico)
José Mattoso, “A sociedade feudal e senhorial”, in A Monarquia Feudal (1096-1480)..., pp. 165- 203.
Recursos de Aprendizagem específicos (Documentos no recurso 3)