Tuesday, 22 February 2011

HIM | 31037 | TEMA 1 - O NASCIMENTO DA EUROPA - Ponto 1 [3/3]

Orientações de estudo, tópicos e objectivos (post 3 de 3)

TEMÁTICA 1 – O NASCIMENTO DA EUROPA

Ponto 1 - A Europa Carolíngia: Sociedade e Economia
C. Objectivos de aprendizagem

Depois de ter estudado este capítulo, o aluno deverá estar apto a:

Sub-ponto 1.1.

1.Explicar os mecanismos políticos utilizados por Pepino de Heristal e seus sucessores para garantirem o predomínio da dinastia depois apelidada de carolíngia à frente dos destinos do reino dos Francos;
2. Discutir o alcance e importância da Doação de Constantino como documento ordenador das relações entre o Papado e o recém trasladado Império do Ocidente;

3. Descrever as diferentes etapas da carreira de Carlos Magno, destacando a sua coroação como Imperador, em Roma, no ano 800;

4. Caracterizar os órgãos do governo de Carlos Magno explicando em que inovavam e/ ou renovavam uma tradição antiga de governo mais centralizado;
5. Explicar a importância da legislação carolíngia no novo conceito de ordenamento do território e no novo conceito de governação;

6. Definir “capitular” e “edito”;

7. Caracterizar aquilo a que se convencionou chamar a “Renascença Carolíngia”;

8. Reconhecer e descrever as características do período que se seguiu à morte dos filhos de Carlos Magno, nos territórios onde hoje em dia se situa a Finlândia, a França. A Bélgica, a Holanda e a Inglaterra;

9. Descrever os elementos que originaram aquilo que os historiadores denominaram como “relações feudais”;

10. Emitir um juízo crítico sobre o conceito de “Feudalismo” e sua evolução historiográfica;

11. Definir e caracterizar: feudo, vassalo, relações vassaláticas, laço feudal;

12. Distinguir Senhorialismo de Feudalismo.

Sub-ponto 1.2.


2. Explicar o papel das vilas herdeiras das villae romanas e das aldeias neste processo;

3. Caracterizar a sociedade camponesa do período feudal, quer a que habitava nas propriedades rurais, quer a que habitava nas aldeias;

4. Distinguir servo, colono e escravo;

5. Definir e caracterizar manso e reserva;

6. Discutir o papel da mulher, da família e das crianças, numa sociedade organizada de forma tão endogâmica;

7. Emitir juízo crítico sobre a tese de Henri Pirenne acerca da economia do período de Carlos Magno;

8. Caracterizar o comércio inter-regional no século VIII;

9. Explicar as consequências aparentes resultantes da invasão muçulmana a Sul e as novas vagas de invasões a Norte;

10. Contextualizar a evolução urbana do século VIII ao X.
1. Caracterizar a produção agrícola deste período;